Classical Numismatics Discussion
  Welcome Guest. Please login or register. 10% Off Store-Wide Sale Until 1 August!!! Explore Our Website And Find Joy In The History, Numismatics, Art, Mythology, And Geography Of Coins!!! Expert Authentication - Accurate Descriptions - Reasonable Prices - Coins From Under $10 To Museum Quality Rarities Welcome Guest. Please login or register. 10% Off Store-Wide Sale Until 1 August!!! Explore Our Website And Find Joy In The History, Numismatics, Art, Mythology, And Geography Of Coins!!! Support Our Efforts To Serve The Classical Numismatics Community - Shop At Forum Ancient Coins

Recent Additions to Forum's Shop


Author Topic: Estado de Conservação De Moedas Antigas  (Read 9079 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Noah

  • IMPERATOR
  • Caesar
  • *****
  • Posts: 1904
  • Viva Brasil! Pátria Amada!!
Estado de Conservação De Moedas Antigas
« on: July 14, 2009, 01:50:08 pm »
Outro motivo de desconforto para numismatas inexperientes, é a influência da subjetividade nos anúncios e ofertas de revendedores de moedas antigas.  Como podemos ter certeza das qualidades das moedas oferecidas nestes sites? Portanto, para auxiliar os iniciantes nessa bela atividade do colecionismo a enfrentar o desafio da classificação, estão reproduzidas abaixo algumas descrições de classificações de moedas antigas.  As abreviaturas são em Inglês com descrições em Português.

ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE MOEDAS ANTIGAS
 

EF - Soberba: moedas com pouco vestígio de circulação.

VF - Muito Bem Conservada: moedas com vestígios de circulação.

F - Bem Conservada: moedas com muitos vestígios de circulação.

VG  - Um Tanto Gasta: moedas com excessivos vestígios de circulação.

G - Gasta: moedas excessivamente gastas, de péssima visualização.

Slug - Completamente Gasta: moedas com nenhuma visualização.



Sinceramente, Noah


Offline Noah

  • IMPERATOR
  • Caesar
  • *****
  • Posts: 1904
  • Viva Brasil! Pátria Amada!!
Re: Estado de Conservação De Moedas Antigas
« Reply #1 on: April 09, 2010, 08:57:44 am »
Aqui está informação que vai ajudar na compreensão da terminologia usada no mundo de moedas.  Também dá várias indicações para ajudar a compreender melhor o hobby de colecionar moedas.

Descubra o Mundo das Moedas Colecionáveis

Com uma grande variedade de moedas disponíveis, desde modernas até as mais antigas, você pode querer concentrar sua coleção em um ou dois tipos de moedas. As coleções que mais interessam aos iniciantes incluem:

Moedas mundiais e antigas: Reúna moedas de um certo país ou período. As moedas mais acessíveis incluem as moedas inglesas de meio centavo (1842-1869), que foi criticada por ser de valor muito baixo, os florins cunhados na Alemanha desde a segunda metade do século XIV, o franco francês e os pandas de ouro chineses. Se você procura uma moeda mais histórica, busque um dracma de prata usado durante o período de Alexandre, o Grande, ou um denário de prata do início do Império Romano.
Moedas americanas: tente colecionar uma série comemorativa recente como a Série 25 Centavos dos 50 Estados. A coleção completa inclui 50 moedas de 25 centavos, cada uma representando um estado. A série Jornada para o Oeste celebra os duzentos anos da expedição de Louis e Clark e a Aquisição do Estado da Louisiana. A Medalha da Paz e a moeda de cinco centavos Keelboat são duas das moedas dessa série. Os dólares de prata Morgan (1878-1921) fazem parte do grupo mais procurado e desejado. Algumas das datas mais importantes são: 1889-CC, 1892-S e 1893-S. As moedas de cinco centavos Liberty Heads (1883-1913) ou as mais recentes Indian Head (1913-1938) também são escolhas populares entre os colecionadores. Você também tem a opção de encontrar uma moeda americana de três centavos, de vinte e cinco centavos ($2,50 cada moeda) ou eagle ($10 a moeda). Considere a compra de uma double eagle ($20 a moeda), cunhada pela primeira vez no período da Corrida do Ouro.
Moedas especiais: procure moedas de um valor ou tipo especial, como meio dólar de prata ou vinte e cinco centavos Washington.
Moedas com temas: colecione moedas de um certo tema, como animais ou veículos.
Moedas defeituosas: até mesmo a Casa da Moeda comete enganos. Encontre moedas defeituosas, que podem incluir inscrições, formatos, datas ou desenhos incorretos.

--------------------------------------------------------------------------------

Determine o Valor da Moeda

Ao decidir se quer acrescentar uma moeda em sua coleção, você precisará considerar seu valor. O valor de uma moeda é determinado, em última análise, pela demanda, disponibilidade, estado e classificação.

Demanda e disponibilidade das moedas

A procura por uma moeda pode aumentar significantemente seu valor. Uma moeda comum que é altamente estimada por colecionadores terá um valor maior que aquelas moedas pouco procuradas pelos colecionadores. As moedas raras terão maior demanda que moedas antigas mais comuns.

Por exemplo, algumas moedas da Grécia e de Roma, apesar de sua idade, são relativamente baratas em razão de sua abundância. Note também que o número de moedas cunhadas não é indicativo da disponibilidade da moeda.

Estado da moeda

Apenas um pequeno desgaste no estado de uma moeda pode fazer uma grande diferença no preço. As moedas que circulam e são usadas como dinheiro naturalmente tornam-se desgastadas, e as moedas que não entraram em circulação demandam um valor muito maior que as moedas distribuídas.

Por exemplo, uma moeda em ótimo estado pode alcançar um valor 10 vezes maior que uma moeda similar que esteve em circulação.  Quatro fatores contribuem para o valor de uma moeda:

Impressão: moedas de boa qualidade têm uma impressão bem definida no metal.
Aparência: algumas moedas apresentam um brilho suave, acetinado, ao passo que outras têm uma superfície menos refletiva. Algumas moedas são coloridas. Determine o que mais lhe agrada antes de efetuar sua compra.
Polimento: um polimento brilhante é mais atrativo que uma moeda opaca. No entanto, os colecionadores geralmente evitam as moedas que foram limpas ou alteradas. Se uma moeda foi distribuída e ainda apresenta brilho, muito provavelmente foi polida.
Desgaste: a deterioração, como marcas de contato e pequenos arranhões, pode diminuir o valor de uma moeda. O desgaste geralmente ocorre nos pontos de relevo.

--------------------------------------------------------------------------------

Termos Mais Comuns Relacionados à Moedas

A Numismática, prática de colecionar ou estudar moedas, medalhas, símbolos ou outros itens similares, tem seus próprios termos básicos.

Anverso: o lado da moeda comumente chamado "cara" é conhecido como lado anverso.
Reverso: o lado da moeda comumente chamado de "coroa" é conhecido como lado reverso.
Terceiro lado: a borda da moeda também é chamada de terceiro lado.
Borda da moeda: a borda da moeda é a beirada exterior, geralmente em relevo.
Inscrições: as frases na superfície da moeda são conhecidas como inscrições ou lemas.
Emblema: o emblema é o desenho. Geralmente é caracterizado pela figura de uma pessoa ou uma águia.
Casa da Moeda: moedas que são cunhadas na Casa da Moeda.
Cunho: os metais que imprimem o desenho na moeda são chamados de cunho.
Cunhagem: o número de moedas que foram cunhadas.
Circulação: as moedas cunhadas para uso geral estão em circulação.
Acondicionamento: o acondicionamento é o método de limpeza que não danifica a superfície da moeda.
Moedas de ouro e prata: as moedas de ouro e prata são fabricadas pelo governo e compostas de ouro, prata e outros metais preciosos. O valor das moedas é geralmente baseado em seu conteúdo de metal precioso.


Sinceramente, Noah

 

All coins are guaranteed for eternity